Após o parto, há muitas razões que podem levá-la a tomar um analgésico ou um anti-inflamatório. O nascimento em si pode envolver uma episiotomia ou uma laceração que envolva pontos e dor. Também pode ter tido o seu bebé por cesariana e ter desconforto na zona. Nestes casos e em muitos outros, poderá perguntar-se se a amamentação e o ibuprofeno são compatíveis.

O aleitamento materno e o ibuprofeno são uma boa combinação?

A primeira coisa que queremos deixar claro é que, neste momento como em qualquer outro, a ingestão de medicamentos deve ser prescrita por um médico. No entanto, enquanto se amamenta é mais importante do que nunca levar a cabo este controlo.

Dissemos no início que o próprio parto pode ser a razão para a necessidade de tomar medicação para a dor. Mas o aleitamento materno também pode. Especialmente no início e até estar bem estabelecido, não são incomuns as fissuras ou mesmo as mastites. Neste último caso, a dor será difícil de lidar sem o uso de analgésicos.

Quando isto acontece, o médico geralmente recomendará um medicamento para tratar a dor. Isto é muitas vezes motivo de preocupação para as mães, pois pensam que o medicamento pode passar para o leite e depois para o bebé.

No entanto, se o seu médico lhe disser que o ibuprofeno é apropriado, pode ter a certeza de que se trata de um tratamento seguro. Ele ou ela também prescreverá a quantidade e frequência de uso, assim como o tempo necessário para tomar o fármaco.

Que mais precisa de saber sobre a amamentação e o ibuprofeno?

Lembre-se que o ibuprofeno é um medicamento anti-inflamatório não esteroide, geralmente tomado oralmente três ou quatro vezes por dia. Estudos mostram que, se utilizado corretamente, é compatível com o aleitamento materno.

No entanto, os médicos não costumam recomendar a toma de ibuprofeno durante um longo período de tempo. É melhor alterná-lo com outros medicamentos, tais como o paracetamol. No entanto, esta recomendação baseia-se mais nos danos para a mãe do que para o bebé. Isto porque problemas relacionados com o sistema digestivo, tais como náuseas, azia ou gastrite, são comuns.

Mais uma vez, salientamos como é importante consultar um médico se se sentir mal durante a amamentação, tal como em qualquer outro momento da sua vida.

Não se esqueça que tanto a gravidez como o parto são dois momentos muito exigentes para o seu corpo e podem levar a uma diminuição das suas defesas, deixando-a mais exposta a problemas de saúde.

A amamentação é um período maravilhoso de maternidade, mas é também um período complicado. É por isso que precisa de cuidar de si para ficar bem. Se não o fizer, será difícil para si amamentar o seu bebé durante muito tempo.

Agora sabe que o aleitamento materno e o ibuprofeno são compatíveis, desde que seja prescrito por um médico.

 

Também pode ler: Como armazenar o leite materno extraído?