Hoje em dia, e felizmente, temos à nossa disposição vários acessórios que podem facilitar a amamentação e, atrevo-me a dizer, por vezes até salvar a nossa vida!

Neste post, vamos focar-nos em conhecer mais a fundo a bomba tira leite e a bomba tira leite.

A bomba tira leite:

Existem diferentes tipos de bombas tira leite, manuais, eléctricas, simples (para extrair de um só peito) e até duplas (para extrair dos dois peitos ao mesmo tempo). Este produto pode ser um grande aliado na amamentação, tanto para pequenas extracções, por exemplo para resolver um ingurgitamento, como para extracções potentes, ou extracções para poder deixar leite para o bebé beber ou para fazer um banco de leite. Se a mãe foi trabalhar ou vai estar ausente durante várias horas, a bomba tira leite será útil para efectuar as extracções necessárias e evitar o ingurgitamento.

A bomba tira leite tenta imitar a sucção do bebé ao peito, desde o início, mais suave e rápida, para estimular a saída, até uma estimulação mais profunda, para a extracção propriamente dita. Não é doloroso, se escolher o tamanho do funil (a parte que é colocada no mamilo) e a intensidade.

Se estiver ou vier a estar numa das situações acima descritas, a bomba tira leite será uma grande aliada.

O colector:

Como o próprio nome indica, recolhe o leite materno. Neste caso, não temos a parte mecânica da bomba tira leite, ela recolhe o excesso. Há mulheres que, enquanto amamentam o seu bebé, têm fugas de leite ou mesmo durante todo o dia sem necessidade de amamentar.
Este gotejamento ocorre geralmente durante os primeiros dias, e mesmo durante várias semanas, e é mais ou menos abundante consoante a hora do dia, o período de tempo em que o bebé não foi amamentado e a própria mulher. Em muitas ocasiões, são utilizados discos absorventes ou a mãe coloca uma toalha no peito enquanto o bebé mama no outro, mas este leite perde-se. O colector permitir-lhe-á utilizá-lo de uma forma fácil e confortável.

Se é este o seu caso, o colector é o que precisa.

Na Haakaa, temos dois tipos de colectores disponíveis, o colector em forma de garrafa de silicone (Haakaa Gen.1) que tem uma versão melhorada com uma base de ventosa (Haakaa Gen.2) que permite recolher uma maior quantidade, faz o vácuo no peito e é fácil de colocar. O outro tipo é o colector Ladybug, que é mais compacto e permite usá-lo debaixo do sutiã, enquanto faz algum trabalho, com as mãos livres. Também é feito de silicone, e ambos não contêm BPA, pelo que são completamente seguros.
E tu, já experimentaste estes produtos? Lemos-te nos comentários.

Marta Espartosa
Enfermeira pediátrica.

Também pode ler:

Loja HAAKAA

Crises de crescimento, como adaptar-se a elas