Uma bomba de leite é essencial para as mães durante a amamentação, além de facilitar a extração do leite, torna esta tarefa rápida e fácil. Em muitos casos, é utilizado para estimular a produção e noutros simplesmente porque o leite precisa de ser armazenado para quando a mãe não pode estar com o bebé por qualquer razão.

Quando se trata de comprar um aparelho deste tipo, poderá perguntar-se se é melhor optar por uma bomba de leite elétrica ou manual, nas linhas seguintes tentaremos responder a esta dúvida.

Que tipo de bomba de leite devo escolher?

A seguir, analisaremos se é melhor escolher uma bomba de peito elétrica ou manual.

Descobrirá as vantagens de cada opção.

Bomba de leite manual

A bomba de leite manual é perfeita quando se tem uma alta produção de leite ou quando se precisa de bombear ocasionalmente. É muito mais barato e muito fácil de usar.

É ideal para utilização em qualquer lugar, pois ao contrário da bomba elétrica, não é necessário estar ligado à corrente para utilizar. A sua própria mão será a que ativa o movimento. Portanto, para além de o dispositivo em si ser mais económico, a sua utilização não implica qualquer tipo de despesa.

Ter uma bomba de leite manual será muito prático em muitas ocasiões durante a amamentação e também quando vai deixar de amamentar. Dizemos isto porque, para evitar mastites e quaisquer problemas de obstrução nesses últimos dias, será necessário extrair o leite. É verdade que o pode fazer manualmente, mas é muito mais complicado, ou pode também pôr o seu bebé ao peito, mas desta forma será mais difícil desmamar o seu bebé.

A bomba de leite manual consiste num copo de silicone que se adapta ao peito e numa pega ou botão ergonómico que tem de pressionar para extrair o leite. A bombagem não é muito rápida, mas se entrar no ritmo, terá leite suficiente em poucos minutos.

Por conseguinte, as principais vantagens das bombas de peito manuais são: tamanho pequeno, peso leve e baixo preço. Por muito pouco dinheiro terá um destes dispositivos, que poderá levar para qualquer lugar e expressar leite em qualquer altura.

Bomba de leite elétrica

As bombas de leite elétricas são perfeitas se tiver de as utilizar frequentemente, uma vez que bombeiam mais rapidamente. Muitas delas estão ligados diretamente à eletricidade, embora haja algumas que têm baterias recarregáveis ou pilhas. Em qualquer caso, por vezes pode não ter uma tomada nas proximidades ou tanto a bateria como as pilhas podem esgotar-se.

Além disso, uma bomba de leite elétrica tende a ser ruidosa e é muito mais cara do que uma bomba de leite manual. Os modelos mais baratos que encontrará são cerca de 100€.

É melhor uma bomba de leite elétrica ou manual?

A verdade é que só você tem a resposta, a sua escolha dependerá das suas circunstâncias e do seu orçamento.

 

Também pode ler: Bomba de leite elétrica ou manual