Muitas mães têm um forte reflexo de ejeção. Enquanto se amamenta de um peito, o outro verte leite. Este precioso líquido escorre para fora, não lhe deixando qualquer hipótese de o guardar para posterior alimentação ou para construir um banco no congelador. O recolector é a melhor forma de fazer uso dele. No entanto, para muitas mulheres, este dispositivo é ainda desconhecido e é muitas vezes confundido com a bomba de leite. Se este é o seu caso, aqui estão as diferenças entre uma bomba de leite e um recolector.

Diferença entre a bomba de leite e o recolector

Uma bomba de leite e um recolector não são a mesma coisa. São dois dispositivos que são semelhantes na conceção, mas diferentes em termos da função para a qual foram concebidos. Enquanto uma bomba de leite se destina a estimular a produção de leite, um recolector faz uso do leite que sai naturalmente do outro peito.

Uma bomba de leite estimula a produção de leite. Imita os movimentos rítmicos de sucção do bebé de tal forma que ativa os mecanismos de produção e gera a libertação do líquido. Tal como no caso da amamentação, quanto mais se utiliza, mais leite se produz.

O recolector fixa-se ao peito oposto ao que está a ser utilizado para a amamentação e utiliza o leite que sai do outro peito. Este processo, chamado efeito de ejeção, é muito comum nos meses após o nascimento, enquanto o peito se está a habituar à produção.

O recolector pode ser utilizado para estimular a produção?

Algumas mães conseguem utilizar os recolectores como uma bomba tira leite manual. A flexibilidade do material, o efeito de sucção que tem sobre o peito e uma elevada produção de leite são fatores que lhes permitem utilizá-lo desta forma. No entanto, deve ficar claro que esta não é a sua função e que, portanto, não deve ser comprada esperando que cumpra este objetivo.

Vantagens da utilização de um recolector

O recolector não tem vantagens sobre a bomba de leite, nem a bomba de leite sobre o recolector, uma vez que têm funções diferentes. Quais são as vantagens de utilizar um recolector?

  • Económico. O investimento para obter um recolector é muito pequeno em comparação com o benefício que traz.
  • Fácil de usar. Tudo o que tem de fazer é aspirar suavemente a copa do peito e manter-se-á no seu lugar. Pode tirar partido das mamadas do seu bebé ou utilizar o leite do outro peito quando usa uma bomba de leite.
  • Não faz barulho, pelo que não interfere ou distrai o bebé durante a alimentação.
  • Fácil de transportar. Pode levá-lo consigo para qualquer lugar. Se for numa viagem, ocupa muito pouco espaço, pelo que não terá problemas em transportá-lo.
  • Fácil de limpar. A limpeza diária não requer muito esforço. Os materiais de que é feito significam que com uma lavagem normal após a sua utilização está pronto para a próxima recolha.
  • Não é necessário tempo. Não é necessário fazer nada para o encher com leite, nem antes nem depois da alimentação. Assim que colocar o seu bebé ao peito, ele começará a encher.

Agora que sabe a diferença entre uma bomba de leite e um recolector, recomendamos que obtenha um de qualidade, como a que oferecemos em Haakaa. Para além de um design prático e confortável, pode armazenar o seu leite no mesmo recipiente. Não pode ser mais fácil de usar.

 

 

Também pode ler: Diferença entre bomba de leite e coletor de leite?