Nos últimos anos, com a explosão de informação que temos à nossa volta, temos também mais dados sobre os cuidados dentários a ter com os nossos pequenos, felizmente. Há vários factores que influenciam a saúde dentária das crianças, e não só a partir dos 6 anos, quando têm os dentes definitivos, mas também antes disso, com os dentes de leite.

A importância da higiene dentária

Os dentes de leite, apesar de terem um tempo de vida estabelecido, devem ser cuidados desde a erupção do primeiro dente. Por este motivo, a recomendação actual é a utilização de um dentífrico fluoretado com 1000 ppmm desde a erupção do primeiro dente. A higiene deve ser efectuada pelo menos duas vezes por dia com uma escova de dentes de cerdas macias com uma cabeça de escova pequena.

Alimentação

A par da higiene dentária, a alimentação é o outro factor fundamental quando se trata de cuidar dos dentes das crianças. O consumo de açúcar é, em geral, muito superior ao que deveriam consumir, com efeitos indesejáveis.

O mesmo não se passa com as crianças com menos de dois anos, e ainda menos com as crianças com menos de um ano. A intuição é que isto se deve ao facto de, no início da alimentação dos bebés, as famílias tenderem a prestar muita atenção à qualidade dos alimentos, mas que esta atenção diminui à medida que as crianças crescem. De facto, os dados são claros: 31% das crianças com menos de 6 anos de idade têm cáries dentárias, um número não insignificante, não acha?

Amamentação, um factor de risco ou um factor de protecção?

É provável que, se o seu bebé tiver mais de um ano e “ainda” mamar, tenha sido aconselhada a não o fazer durante as sestas ou à noite, pois isso pode aumentar o risco de cáries dentárias, devido aos açúcares do leite. É uma questão controversa, mas já há algum tempo que se sabe que o leite materno, além de conter açúcares, contém substâncias que podem actuar como factores protectores contra a cárie dentária. Os estudos sobre este assunto não são muito claros, porque há falta de dados associados ao simples facto de amamentar, e de grande relevância, a higiene e a nutrição.

As cáries nos dentes de leite podem ser tratadas?

Claro que sim! É essencial para a saúde oral nessa altura e para mais tarde, quando surgirem os dentes definitivos. Uma cárie num dente de leite pode afectar o dente definitivo (problemas no esmalte, por exemplo), ou pode levar à perda prematura do dente de leite, deixando um espaço que os outros dentes tenderão a ocupar, deixando pouco espaço para quando o dente definitivo chegar à sua vez (o que pode levar a dentes tortos ou apinhados).

Penso que, com toda esta informação, não faltam razões para cuidar bem dos dentes dos mais pequenos, pelo que recomendo que, se o seu filho já tiver alguns dentes, faça um primeiro check-up com o odontopediatra. Recomendo também que escolha uma pasta e uma escova de dentes adequadas para iniciar uma rotina de higiene. Se o seu filho ainda não tem dentes ou está a iniciar o processo de dentição, recomendo que utilize mordedores e que esteja atento a esta escova de silicone Haakaa para estimular as gengivas.

Marta Espartosa

Enfermeira pediátrica.