Voltar a produzir leite materno após uma interrupção temporária na amamentação é um desafio para qualquer mulher. Para ajudar nestes casos, foi criada uma ferramenta, a bomba de aleitamento. Graças a ela, é possível recuperar, pelo menos em grande medida, a produção de alimentos. Mas não só é útil neste caso, como também quando a produção de leite é inferior ao desejado. Como pode o a bomba de aleitamento ajudar a produzir mais leite materno?

A bomba de aleitamento: uma ajuda para produzir mais leite.

Pode parecer contraditório que, se a produção de alimento for baixa, a bomba de aleitamento possa ajudar a produzir mais leite materno. Mas a verdade é que é realmente eficaz, desde que seja utilizada da forma correta.

Uma bomba de aleitamento consiste num depósito a partir do qual dois tubos finos são ligados ao exterior de cada mamilo por meio de um penso específico. Este é preenchido com comida, de preferência leite materno, e permite que o bebé seja satisfeito sem o uso de um biberão. Esta é a primeira razão pela qual ajuda a produzir mais leite.

Quando o peito não produz leite suficiente e é utilizado um biberão, o bebé preferirá muito provavelmente a tetina artificial, que deixa sair mais comida. Se isto acontecer, em vez de estimular a produção de leite, esta será reduzida. É por isso que é tão importante manter o seu bebé ao peito o máximo de tempo possível.

É melhor utilizar leite materno para encher de novo o amamentador. Por outras palavras, o peito deve ser estimulado para obter leite. Este gesto, juntamente com a sucção que o bebé faz quando se alimenta, é uma boa forma de aumentar a produção.

Como utilizar a bomba de leite para aumentar a produção?

É evidente que a utilização de uma bomba de leite é uma forma eficaz de aumentar a sua produção de leite, mas se outros fatores forem tomados em consideração, a sua produção pode ser ainda melhor. Com as seguintes dicas, não só conseguirá mais comida para o seu bebé, como também levará menos tempo a obtê-la.

  • Esvazie completamente os seus peitos. É importante que se termine de esvaziar ambos os seios após a sessão. Guarde esse leite para utilização na bomba de leite na próxima mamada.
  • Aumentar a alimentação durante a noite. Os bebés alimentam-se melhor quando estão sonolentos. Desde que a quantidade seja baixa, amamentar duas ou três vezes por noite.
  • Diminuir a quantidade da bomba de leite. Embora tenha de se manter atenta para se certificar de que não perde peso, diminua as doses da bomba de leite para que o peito aumente a sua produção. É muito importante que todo o processo seja supervisionado por um pediatra.
  • Pele com pele. A melhor maneira de encorajar o seu bebé a querer amamentar é de pele a pele. Os bebés não só se alimentam quando têm muita fome, como também os conforta ou simplesmente os faz sentir-se melhor. Se estiverem perto, vão-se agarrar mais.

A utilização da bomba de leite pode ajudá-la a produzir mais leite. Se a utilizar da forma correta e colocar em prática todas as dicas que lhe demos, em breve não terá nada com que se preocupar a não ser desfrutar do tempo que passa a dar ao seu bebé o melhor de si.

 

Também pode ler: Duplo extrator de leite