Muitas mães optam por extrair o seu leite e congelá-lo para alimentar o seu bebé quando não estão com ele. Outras utilizam este método para alimentar o seu bebé mais tarde, quando vão trabalhar ou fazem qualquer outra atividade que os impeça de pôr o seu bebé ao peito sempre que têm fome. Uma das questões que se colocam a este respeito é como descongelar o leite materno. Explicamos-lhe.

A forma correta de descongelar o leite materno

Antes de explicar como descongelar corretamente o leite materno, é necessário saber como congelá-lo. Em primeiro lugar, é necessário seguir regras rigorosas de higiene, o que inclui lavar as mãos, manter os seios limpos e desinfetar os materiais que utiliza.

Uma vez extraído, deve agir rapidamente e congelar o alimento num recipiente individual esterilizado. A temperatura não deve ser superior a -18°C. Existem sacos para armazenar porções individuais de leite materno nos quais a data de embalagem pode ser escrita. Assim, quando for utilizado, será seguida a ordem pela qual foi colocado no congelador.

Quando se quer levar o leite para consumo, é necessário seguir alguns passos. Nunca deve ficar ao ar ou ser aquecido no fogão ou no micro-ondas. Estes são todos os passos que precisa de dar.

Retirar o leite do congelador

Retirar corretamente o leite do congelador é muito importante para evitar que se estrague. A melhor maneira é transferi-lo para o frigorífico e deixá-lo lá até se tornar completamente líquido. Em nenhuma circunstância deve ser deixado ao ar. Estará completamente descongelado em 12 horas, no máximo.

Outra coisa a evitar é descongelar o alimento utilizando água a ferver ou no micro-ondas. O leite vai estragar-se. Na melhor das hipóteses, perderá a maior parte das suas propriedades.

O tempo máximo que o leite materno durará no frigorífico após a sua remoção do congelador são 24 horas. Se vai mantê-lo ao ar, não pode deixá-lo lá mais de duas horas, desde que não esteja mais quente do que 25°C.

Uma vez descongelado, o bebé deve consumi-lo o mais cedo possível. Se houver restos ou estes não forem consumidos, estes devem ser deitados fora. Uma vez quebrada a cadeia de frio, esta deve ser deitada fora.

Para o aquecer, deve ter em conta que o bebé bebe este leite à temperatura corporal da mãe. Por outras palavras, não deve exceder 37°C. Qualquer valor superior a este poderia queimar o bebé. Mesmo que não seja este o caso, o bebé provavelmente não vai gostar. O método correto de aquecimento é utilizar um banho-maria com água morna, nunca ferver, ou um aquecedor de biberões.

Muito provavelmente descobrirá que a gordura e o resto do leite se separaram. Para o misturar, não abanar o recipiente ou este perderá as suas propriedades. Agite levemente e ficará perfeito.

Pode acontecer que a cor e o cheiro do leite tenham mudado, não se preocupe, desde que tenha seguido estas diretrizes o leite será adequado para consumo, mas pode acontecer que o sabor tenha mudado devido aos processos de congelação e descongelação e que o seu bebé não goste, experimente-o várias vezes até que o bebé normalize o sabor.

Agora que sabe como descongelar o leite materno, recomendamos que use até à última gota e o guarde para mais tarde. O recolector Haakaa é perfeito para fazer um banco de leite e não desperdiçar uma única gota.