Os dentes trazem consigo numerosos mitos e uma quantidade infinita de conselhos com mais ou menos provas.

Já mencionámos num ou dois posts que nem todos os sintomas associados à dentição provêm deles. Mas se existe um complemento, por excelência, que nos é oferecido quando falamos de dentição, é o anel da dentição. Por isso, hoje, perguntamo-nos: são realmente úteis? Vamos dar-lhes uma vista de olhos!

Porque é que são oferecidos?

A ideia principal é que a pressão exercida, mais efeitos como o frio (há muitos modelos que permitem colocá-los no frigorífico ou congelador) podem aliviar o desconforto da dentição.

São realmente eficazes?

Nem as provas podem confirmar que a dentição dói, parece que, sendo um processo inflamatório, pode causar algum desconforto. Mas há bebés em que há muito desconforto associado à dentição e outros bebés em que o processo de dentição passa completamente despercebido. Portanto, a melhor coisa a fazer é experimentá-lo. O próprio bebé será quem nos mostrará sinais de aceitação e/ou rejeição, dependendo de quanto o acalma.

São seguros?

Em geral, são seguros. Alguns estudos foram publicados há alguns anos nos Estados Unidos que questionavam a sua segurança devido à presença de algumas substâncias tóxicas, tais como Bisephenol F (BPF), Bisfenol-A (BPA) ou Bisfenol S (BPS) ou parabenos.

É verdade que, nos últimos anos, tem sido dada cada vez mais atenção a estas coisas, e são utilizados silicones de qualidade alimentar que são seguros para as crianças. Além disso, podemos ter em conta que qualquer elemento do nosso ambiente pode ter estas ou outras toxinas piores, por isso, se o bebé tem tendência para pôr algo na boca, é melhor que seja um elemento preparado para isso.

Também temos de ter em conta a forma do mordedor, que será tanto mais útil quanto mais se adaptar à sua pequena boca, mas não deve conter elementos que possam soltar-se.

E depois…

Como já dissemos, temos de testar se ajuda a criança com o desconforto, e podemos experimentá-lo com segurança escolhendo um mordedor que corresponda às características de que falámos.

Pode dar uma vista de olhos ao mordedor “mãozinha” de Haakaa, que é seguro e tem a forma ideal, e há dois tamanhos disponíveis.

Marta Espartosa

Enfermeira pediátrica