Se está a amamentar o seu bebé e sente muitas dores, comichão… e descobre um pequeno ponto branco no seu mamilo, tem uma pérola de leite. O que pode fazer agora?

O que é uma pérola de leite?

É uma pequena mancha esbranquiçada que aparece no mamilo e que provoca dor. É produzida pela obstrução de um ducto, que pode ter duas causas principais:

  • Causa traumática: quando o bebé puxa com força o seio ao mamar, se a boca está bem fechada, o bebé puxa com força… é causado por fricção. É fácil reconhecer esta origem numa entrevista com a mãe.

Neste caso, as pérolas são geralmente manchas muito brancas, arredondadas e superficiais.

  • Causa infecciosa: a obstrução deu origem a uma infecção e temos uma mastite subaguda. Neste caso, o problema não é apenas a pérola de leite que estamos a ver, mas todo o canal afectado atrás de nós.

Neste caso, a mancha é normalmente mais irregular, mais amarelada e mais profunda.

O que é que se pode fazer?

Se a causa for infecciosa, devemos dirigir-nos à nossa parteira, ginecologista ou consultora de lactação para resolver o problema, pois necessitaremos de tratamento e acompanhamento.

Se a causa for traumática, existem várias opções para eliminar a pérola. Tome nota!

  • Deixe o processo seguir o seu curso, isto pode ser feito se conseguir suportar a dor que lhe causa, com o estímulo da sucção do bebé, a pérola acabará por se abrir e depois sarar. Este processo pode demorar cerca de duas semanas.
  • Picar a pérola com uma agulha esterilizada. Este processo deve ser efectuado por uma pessoa treinada, fale com a sua parteira.
  • Humidade e sais de Epsom. Podemos colocar no colector Haakaa bem cheio de água morna (tem que ser um calor agradável), e adicionar uma colher de chá de sais de Epsom, mexer e colocar o colector no peito, o mamilo deve ficar submerso com a mistura. Pode ser necessário repetir o processo várias vezes.
  • Posição do bebé durante a amamentação: Nos 3 casos acima referidos, recomendamos que, quando colocar o bebé a mamar, quer porque apareceu a pérola, quer porque foi picado, quer porque utilizou o colector com os sais, o coloque numa posição que permita que o queixo dele corresponda ao local onde tem a pérola. Isto permitirá aplicar mais força de sucção nesse local e ajudará a abrir a pérola e a eliminar o bloqueio.

Esperamos que, seja qual for o tipo de pérola de leite que tenha, consiga resolvê-la e continuar a desfrutar da amamentação. Já utilizou alguma destas dicas e diga-nos!

Marta Espartosa

Enfermeira pediátrica.