Se, por qualquer razão, a tua produção de leite diminuiu ou parou, e gostarias de ter continuado a amamentar, deves saber que o podes fazer, que nunca é tarde demais. A relactação é possível, e é, se quiseres experimentar porque a tua produção de leite diminuiu, por exemplo, quando a quantidade de leite artificial que bebe é superior à quantidade de leite materno, mesmo que a produção seja nula. Na realidade, foram descritos casos de mulheres que passaram por um processo de adoção, e que conseguiram dar leite materno aos seus bebés.

O que é a relactação?

Pelo que já leste até agora, podes imaginar. Trata-se de ativar e/ou aumentar a produção de leite para satisfazer as necessidades do bebé amamentado.

O corpo da mulher regula a produção de leite através de uma cascata hormonal para o fazer adaptar-se às necessidades do bebé. Este acoplamento de necessidade/produção é gerado através do estímulo da sucção. Quando o bebé chupa ao peito, o corpo sente a necessidade do bebé de leite e a produção começa.

O que preciso?

Precisas de ajuda profissional, tenho a certeza de que há mulheres que o podem fazer sozinhas, mas na minha opinião, ter ajuda tornará o processo mais fácil e mais suportável. Saber que alguém está a monitorizar como e a que ritmo estamos a reduzir a quantidade de suplementação e que o peso do bebé continua a aumentar vai dar-te segurança e confiança neste processo.

Além disso, precisa de um relactador, um dispositivo muito simples que permita ao teu bebé tomar os suplementos enquanto suga o peito, o que a ajuda, como já vimos, a aumentar a produção. Podes consultar o website Haakaa, que tem uma relactador de silicone para o peito que é muito confortável e fácil de usar.

Também vais precisar de paciência, dependendo de como a tua produção de leite é afetada no momento em que começa, será um processo mais ou menos longo.

Como faço?

Com a ajuda da bomba para o peito

A bomba tira leite não produz tanta estimulação como o aleitamento do bebé, mas também ajuda, e pode também permitir-lhe complementar, em ocasiões esporádicas, a amamentação. Algumas dicas para otimizar a sua utilização são a extração a cada 3 horas durante o dia ou a cada 4 horas à noite. Também não precisas fazê-lo durante muito tempo, 15-20 minutos podem ser suficientes. Mas é mais útil utilizá-lo várias vezes por dia durante um tempo mais curto do que uma extração, muito mais longa, uma única vez.

Com o relactador

Usa o relactador, para que quando for a hora do bebé mamar, ele o faça sugando o seu peito, enquanto o leite sai do tubo do relactador. Isto permite-lhe comer e, portanto, estar calmo, mas estimula-o, aumentando a tua produção. Para que seja realmente eficaz, o teu profissional de amamentação deve avaliar o agarre do bebé ao peito com o relactador, para garantir que é adequado, e, portanto, mais eficaz.

Se precisares retirar o suplemento

Fala com um profissional que te acompanhará, para reduzir gradualmente o suplemento. É habitual tomar 60 cc/dia (não é recomendado tomar mais do que isto), seja numa dose única ou ao longo do dia (por exemplo, duas doses de 30 cc).

Além disso, será necessário monitorizar o peso do bebé, para que possamos ver se a produção está a aumentar, mesmo que retiremos o suplemento, uma vez que o bebé continuará a ganhar peso.

Amamentar não é fácil, porque requer sacrifício e paciência, mas não é impossível. Envolva-se com pessoas que a encorajem e a apoiem neste processo, para lutar pela sua amamentação.

Marta Espartosa

Enfermeira pediátrica

Também podes ler:

Todo lo que necesitas para ti y tu bebé con un 10% de descuento en tu primera compra. Consíguelo aquí