Parece uma pergunta inútil, até se começar a preparar e a dar o biberão, podem surgir tantas dúvidas, certo?

Bem, é para isso que estamos aqui, para lhes dar resposta. As recomendações que lhe darei abaixo são úteis sempre que damos um biberão, não importa se o fazemos esporadicamente (se o bebé ainda está a amamentar) ou se o bebé é alimentado com fórmulas em cada mamada.

O que é o método Kassing?

É a forma de dar um biberão, o mais próximo possível da amamentação. Evita que o leite saia praticamente sozinho e caia diretamente na boca do bebé, a fim de tornar a mamada o mais fisiológica possível, em que os músculos do bebé têm de trabalhar e praticar uma sucção eficaz, a posição é mais semelhante…

Porquê utilizá-la?

Está provado que os bebés alimentados a biberão comem mais do que realmente querem e/ou precisam. O leite cai por gravidade sem que eles próprios controlem a quantidade, e também porque podemos insistir que eles tomem um pouco mais.

Como é que o faço?

  • Ponha o bebé numa posição mais vertical. Pode fazê-lo apoiando-se no braço, ou segurando o seu bebé pela parte de trás do pescoço.
  • Coloque o biberão numa posição mais horizontal (em relação à boca do bebé).
  • Estimule o reflexo de sucção, para que a boca do bebé se abra bem e agarre a tetina.
  • Quando o bebé começa a chupar, fazer intervalos a cada 15-20 chupadas (se olhar com atenção, os próprios bebés fazem estes intervalos).

Outras dicas:

  • Pode-se variar o braço em que se coloca o bebé (direita ou esquerda) desta forma, favorecendo o desenvolvimento visual e a receção de estímulos de uma forma simétrica.
  • Quanto à posição que mencionei, aconselho-te a dar-lhe com o bebé nos teus braços, o bebé fica abraçado, e no final do dia, a alimentação é também um ato de amor.

Marta Espartosa

Enfermeira pediátrica