Por vezes podemos encontrar-nos em situações que nos obrigam a pôr de lado as nossas expectativas e a mudar para outras opções. É por isso que, se estiveres a ler este post, podes encontrar-te numa situação de amamentação diferida, ou seja, estás a extrair leite materno, para alimentar o teu bebé com um biberão, uma colher, um copo… Há muitas opções! Fica por aqui, porque vamos olhar para elas e falar sobre cada uma delas.

Que métodos existem?

Abaixo, vou falar-vos dos métodos que existem, e mais tarde falaremos sobre os prós e os contras de cada um.

  • Método dedo-seringa.
  • Copo
  • Biberão-colher
  • Biberão

Método dedo-seringa

Isto implica dar leite ao bebé através de uma seringa, introduzindo o dedo mindinho (com a palma da mão para cima, tocando o palato). É o método mais fisiológico, o bebé suga enquanto introduzimos o leite com a seringa. O dedo não interfere com a amamentação, como as tetinas, por exemplo.

Pode ser muito útil, especialmente no início da amamentação, uma vez que as quantidades que bebem são menores, mas quando são maiores, temos de encher continuamente a seringa, e pode ser desconfortável.

Copo

No mercado, existem copos pequenos, macios e de silicone que nos permitem dar até um recém-nascido para beber. Não o imaginavas possível? Bem, podes. Basta aproximar o copo da boca e incliná-lo para que o leite caia, de acordo com a sucção do bebé. Temos de ter cuidado, porque eles podem engolir mais ar, e temos de ter cuidado para que o ritmo se adapte às suas necessidades. Além disso, não estimulamos a sucção como no método anterior.

Biberão – colher

Este é um recipiente em forma de biberão, mas em vez de terminar numa tetina, termina numa colher macia. Permite quantidades maiores (sem a necessidade de encher cada poucos mililitros como com a seringa) mas pode ser um pouco difícil regular o fluxo através da colher, e evitar que engulam demasiado ar.

Biberão

Precisa de pouca apresentação, pois é sem dúvida o mais conhecido de todos os métodos de que falo hoje. O importante aqui é escolher a tetina certa, macia e suficientemente longa para alcançar o palato duro, e com uma base larga, para que possa suportar os lábios e proporcionar uma boa sucção. Também recomendo que, se optar por este método, utilize o método Kassing, que explico neste post.

Seja qual for o método escolhido para a alimentação diferida, terá de ser consistente com a extração do leite, e uma bomba de leite dupla elétrica ajudar-te-á a otimizar a extração. E se vais escolher o teu método agora, não te esqueças de visitar o site de Haakaa, porque eles têm tudo o que precisas para o método que escolheres.

Marta Espartosa

Enfermeira pediátrica