Muitas mães decidem criar um banco de leite para assegurar que as necessidades de alimentação do seu bebé sejam satisfeitas. A principal razão é frequentemente o regresso ao trabalho, mas não é a única. Quando as hipóteses de amamentação de um bebé são reduzidas, ter uma reserva assegura que o leite materno está sempre disponível. Quando deve começar a criar esta reserva? Como deve fazê-lo?

O momento perfeito para criar um banco de leite materno

A melhor altura para criar um banco de leite é quando a mãe está pronta para o fazer, normalmente cerca de 15 dias antes da data de prevista para o parto. Se o bebé chegar mais cedo, está tudo bem, pode amamentar e armazenar leite ao mesmo tempo. Também não há problema se chegar mais tarde, a sua produção de leite pode retomar a qualquer momento.

Se optar por armazenar leite antes de dar à luz, deve estar ciente de quaisquer sintomas ou desconforto. Pode acontecer que o aleitamento materno possa causar contrações. Numa situação como esta, é aconselhável para a extração e deixar a criação do bano de leite para depois do nascimento.

Como extrair leite?

A extração do leite irá de menos a mais, por isso não desespere se nos primeiros dias antes de dar à luz extrair pouco ou nenhum. O peito é concebido de forma que a produção seja ativada pelas hormonas geradas pelo contacto com o bebé. Em alguns casos, simplesmente ver ou ouvir o seu bebé começará o leite a fluir. Aqui estão os passos a dar:

  • Descontraia-se. O stress é um problema para a produção de leite. Encontre um ambiente e um tempo em que esteja sozinha e descontraída. Reproduza um vídeo do seu bebé e irá sentir os seus seios a prepararem-se.
  • Confiança. Não pense que não vai conseguir. Tenha confiança em si própria e tudo correrá bem. É uma mãe perfeitamente capaz de produzir toda a alimentação de que o seu bebé necessita.
  • Massagens. Massajar suavemente o peito e usar as pontas dos dedos para causar uma ligeira sensação de formigueiro, como a aproximação de um bebé ao peito. Isto ativa a oxitocina que desencadeia o reflexo de ejeção.
  • Use as suas mãos. A melhor maneira de extrair o leite é usar as mãos da maneira correta. É claro que tanto o peito como as mãos devem estar limpos. O bombeamento manual ou elétrico dos seios deve ser uma segunda escolha.
  • Tirar partido da amamentação. O reflexo de ejeção ocorre no peito que está livre quando se amamenta. Pode aproveitar a oportunidade para extrair à mão uma pequena quantidade ou usar um coletor para fazer o trabalho por si.
  • Cuidado com a superprodução. Extraia apenas a quantidade de leite que necessitar e faça-o por fases. Não tente extrair demasiado leite em poucos dias, pois isto pode levar a uma sobreprodução que terá dificuldade em controlar.

Armazenamento do leite extraído

O leite extraído pode ser armazenado num recipiente esterilizado durante algumas horas ao ar livre, longe da luz solar e de fontes de calor. Em alternativa, pode ser armazenado no frigorífico ou no congelador. Estas são as condições que devem ser satisfeitas em cada caso.

  • Ar livre. Aguenta 24 horas a 15°C, 10 horas entre 16 e 22°C e 4 horas entre 22 e 25°C. Com temperatura superior a esta última temperatura, não se deve manter o ar livre.
  • Frigorifico. Aguenta até 8 dias ente 0 e 4°C, sem alterações de temperatura.
  • Congelador. Com temperatura constante de -19°C, durará até 5 meses.

Como último lembrete; não descongele abruptamente o leite, deve deixá-lo no frigorífico durante algumas horas. Não agite o leite quando a parte branca estiver separada do soro, deve misturá-lo suavemente. Aqueça-o apenas um pouco, abaixo dos 37°C, sempre em banho-maria ou aquecedor de biberões, e descarte o excesso diretamente. Com tudo isto em mente, pode criar o seu próprio banco de leite em casa.

extrator da Haakaa é perfeito para a ajudar com o banco de leite materno.

 

Também pode ler: Como descongelar o leite materno

Please select your product
Conversa aberta
Haakaa responde
Olá, como o podemos ajudar de Haakaa?