Quando posso beber álcool durante a amamentação?
Se está a amamentar o seu bebé e à medida que o bom tempo se aproxima, gosta de se sentar num terraço com uma cerveja ou tem um casamento à porta, pode estar a perguntar-se “quando posso beber álcool com estando a amamentar?” A resposta rápida é evitar completamente o álcool durante este período, mas este tem de ser qualificado.
Porque não beber álcool durante a amamentação?
Tal como durante a gravidez, o álcool não deve ser consumido durante o aleitamento materno. Esta substância é tóxica em qualquer quantidade para o bebé, podendo afetar o seu desenvolvimento e até gerar alguns problemas que se tornam evidentes na idade adulta. Será exagerado não consumir uma única bebida alcoólica durante este tempo?
Embora se saiba que quantidades muito pequenas de álcool podem prejudicar seriamente os bebés, não se sabe exatamente qual é a dose mínima que pode ser consumida sem os prejudicar. Só isto é razão suficiente para eliminar por completo o consumo de álcool. No entanto, se for um dia muito especial e a mãe quiser beber algo diferente, há duas opções.
Como beber bebidas alcoólicas durante a amamentação?
Pode haver alturas em que a pressão para beber álcool é demasiado grande. Poderá sentir-se como tal ou as pessoas à sua volta que não conhecem as suas circunstâncias poderão insistir. Neste caso, tem duas opções: tomar uma bebida e esperar um pouco antes de amamentar ou beber o equivalente, mas com 0% de álcool.
Beber álcool durante a amamentação
Se tiver um banco de leite e quiser tomar uma bebida alcoólica, pode fazê-lo muito ocasionalmente. A chave é esperar um período de tempo razoável antes de dar a próxima amamentação. Quanto tempo deve esperar? Tudo depende da sua constituição e do tipo de álcool. Para uma mulher alta e bem constituída, o tempo de espera seria de 3 horas nos seguintes casos:
- Cerveja. 355 ml de cerveja com um teor alcoólico de 5 % vol.
- Vinho. 148 ml de vinho a 11% vol.
- Licor. 44 ml de licor a 40 % vol.
É importante que mesmo que não amamente, realize uma extração do leite. Não o fazer pode diminuir a quantidade de leite para a toma seguinte. É claro que este leite deve ser deitado fora.
Beber outras bebidas especiais
Hoje em dia não é difícil encontrar bebidas que são normalmente feitas com álcool na sua versão 0,0% vol. Estão disponíveis cervejas, sangria, cidra frisante, cocktails e uma grande variedade de sabores. Pode recorrer a estes para aliviar esse anseio ou para não ter de se contentar com água numa ocasião especial. A verdade é que existem agora alguns preparados especificamente para a gravidez e amamentação que estão muito bem conseguidos, na medida em que mal se nota a diferença.
A verdade é que, se tiver conseguido sobreviver à gravidez sem uma gota de álcool, pode provavelmente evitar beber álcool durante a amamentação. Caso contrário, tem a possibilidade de criar um banco de leite para esperar os tempos recomendados e continuar a alimentar o seu bebé com o melhor. Em Haakaa, dispomos de coletores que a podem ajudar.
Também pode ler: Posso parar de amamentar e amamentar dentro de alguns meses?
Comentários recentes