O primeiro Natal com um bebé em casa pode ser muito especial, e o que é certo é que haverá um presente debaixo da árvore ou na lareira para o pequenote da casa. Por isso, para que não tenha de enlouquecer à procura do presente perfeito, elaborei uma lista de ideias, tome nota!
Coisas úteis e necessárias:
Sim, vamos começar pela parte mais prática. Se o seu bebé tem apenas alguns meses, de certeza que deixou algo para deixar pronto para agora ou para mais tarde, uma rede, algo que precisa para começar a alimentação complementar (cadeira alta, utensílios de cozinha…), algumas roupas que pode precisar para o tamanho seguinte, sabemos como crescem depressa!
Brinquedos:
A escolha do brinquedo perfeito exige, antes de mais, que se preste atenção à fase de desenvolvimento da criança. Se comprarmos algo, por mais bonito que seja, quando a criança ainda não está preparada para o utilizar, não será um grande sucesso (a não ser que o objectivo seja precisamente que ela o utilize mais tarde). Outro conselho que vos posso dar é que não se deixem levar pela quantidade de luzes e sons que o brinquedo tem, pois quanto mais simples for o brinquedo, mais a mente da criança trabalhará. Vejamos mais de perto os diferentes meses da criança.
- Primeiros três meses: lençóis com formas contrastantes preto/branco/vermelho, tapete para brincar no chão, ginásio com móbiles.
- Dos três aos seis meses: brinquedos que o bebé possa agarrar facilmente (guizos, bola Pikler, mordedores, pau de chuva) e brinquedos sensoriais (livro sensorial ou bola sensorial).
- Dos 6 aos 9 meses: brinquedos que favoreçam o gatinhar (por exemplo, um rodari), brinquedos manipuladores (como um cesto de tesouros), cubos de actividades (geralmente têm actividades diferentes de cada lado, permitem que a criança brinque sentada ou de pé, têm acessórios, labirintos, roletas), frascos sensoriais.
- Dos 9 aos 12 meses: encaixáveis, brinquedos musicais (árvore musical), arco-íris Waldorf, cubo com peças de madeira empilháveis, espelho e bolas sensoriais.
Está a ver que são muitas ideias? E nenhuma das coisas que vos disse antes, leva pilhas ;). Dividi por meses, porque eles estão em constante evolução nesta idade, mas muitos destes brinquedos podem ser usados durante um bom período de tempo, o que muda é a forma de brincar e interagir com o brinquedo.
Mobiliário
Por mobiliário, não me refiro aos móveis do quarto, mas a outros elementos.
- Torre de aprendizagem: se o seu bebé se aproxima dos 12 meses, pode ser uma boa altura para comprar uma, pois é fácil para ele utilizá-la em apenas alguns meses. Favorece a sua autonomia, permitindo-lhe lavar as suas próprias mãos, por exemplo, ou participar, como chefe, numa receita na cozinha.
- Móveis Pikler: o triângulo, o arco, a rampa, o balde… são elementos que favorecerão o desenvolvimento psicomotor do seu filho.
- Casa de tecido ou tenda: ele vai adorar e pode tornar-se o seu lugar preferido na casa.
Actividades:
Se quiser ser mais original, e também divertir-se em família, pode optar por oferecer uma actividade para bebés, desde uma sessão de musicoterapia, uma actividade sensorial ou mesmo uma sessão de natação em colchão.
Como vê, as opções são muitas, por isso cabe-lhe a si pensar no que os seus filhos mais pequenos poderão gostar mais e brincar muito com eles, para ver qual é o melhor presente.
Marta Espartosa
Enfermeira pediátrica
Também pode ler:
Comentários recentes