O meu bebé não quer leite descongelado

Alguma vez te aconteceu isto? Extraíste leite, com todo o cuidado do mundo, para o teu bebé, extraíste leite, armazenaste-o, congelaste-o, e quando o descongelaste… ta-da! O bebé rejeita totalmente o leite materno descongelado.

Talvez, quando percebeste uma tal rejeição, tenhas verificado o leite, e notaste que tinha um cheiro estranho, está em mau estado, com certeza! Mas não sabes o que pode ter acontecido, porque o conservaste bem. Neste caso, temos de falar sobre a lípase.

Já ouviste falar de lípase?

A lípase é uma enzima que está naturalmente presente no leite materno e é responsável por facilitar a assimilação de gordura no sistema digestivo do seu filho. Embora esteja presente em todo o leite materno feminino, nem todas as mulheres têm este “problema” quando o congelam, porque no caso de algumas mulheres, a lípase é ativada mais rapidamente.

Portanto, não te preocupes, porque não é nada de mal, de facto, se o teu bebé não rejeitar este leite, apesar do cheiro, não vai acontecer nada, eles podem bebê-lo perfeitamente.

Que podes fazer?

Experimenta oferecer ao teu bebé leite recentemente extraído ou refrigerado, verifica o cheiro, e oferece-o ao teu bebé. Desta forma, podes verificar que se não for devido à ação da lípase no leite descongelado, o teu bebé irá beber o teu leite extraído.

Se desejares ou precisares de fazer um banco de leite, mas a lípase está no teu no caminho, não te preocupes, porque existe uma solução. Deves experimentar outras técnicas de congelação para evitar a degradação da enzima e a alteração do cheiro e sabor do leite.

Em primeiro lugar, podes tentar, depois de extraíres o leite, arrefecê-lo muito rapidamente, colocando-o num recipiente com gelo, e uma vez frio, congelá-lo rapidamente. Em dois ou três dias podes descongelá-lo e verificar o seu estado. Podes tentar fazer isto com uma pequena quantidade, para ver se o cheiro não mudou quando o descongelares, e se o bebé o aceita, sem desperdiçar demasiado leite, se isto não tiver funcionado para ti.

Se isto não funcionar, podes tentar escaldá-lo antes de o congelar. Uma vez extraído o leite, coloque-o numa panela, é importante que não o perca de vista, é importante esperar até que fique quente e comecem a aparecer pequenas bolhas nas bordas (ou se tiver um termómetro de cozedura, que atinja os 60 °C) este será o momento de o desligar, e arrefecer rapidamente, como já mencionámos no ponto anterior. Podes também tentar descongelá-lo em dois ou três dias e verificar o seu cheiro e/ou se o bebé o aceita.

Espero que estas dicas te ajudem, e que possas extrair o teu leite e congelá-lo com total tranquilidade.

Marta Espartosa

Enfermeira Pediátrica

Também podes ler:

10% de descuento en tu primera compra. Haakaa. Consigue tu descuento

Please select your product
Conversa aberta
Haakaa responde
Olá, como o podemos ajudar de Haakaa?