Por vezes, o início da amamentação faz-nos sentir num mar de dúvidas. Talvez já tenhas ouvido falar da possibilidade de extrair colostro para o teu recém-nascido e estejas a considerar, mas… quando e como o podemos fazer? continua a ler!
O que é o colostro?
O colostro é o líquido que sai do peito nos primeiros dias após o nascimento do bebé (apesar de algumas mães relatarem que nas últimas semanas podem ter fugas de colostro). Já deves ter ouvido dizer que o colostro é ouro líquido, e é. É um líquido espesso e amarelado que tem todos os componentes que o teu recém-nascido necessita.
É constituído por água, proteínas, gorduras e hidratos de carbono, e também transfere imunidade ao seu bebé. Três a quatro dias após o nascimento, dará lugar ao leite de transição, que por sua vez dará lugar ao leite maduro.
Em que situações pode a extração do colostro ser útil para mim?
- Se tiver havido separação entre mãe e bebé nas primeiras horas após o parto.
- Se estiver a ter dificuldades em conseguir que o seu bebé se agarre ao peito após o nascimento.
- Se a perda de peso do recém-nascido for maior do que o normal.
- Recém-nascidos com muito sono e que não exigem o peito frequentemente.
Em qualquer uma destas situações, conhecer a técnica adequada para recolher colostro pode ser muito útil. Desta forma, estaremos a estimular o nosso corpo para garantir a produção de colostro (e mais tarde de leite materno) e também nos permite alimentar o nosso bebé quando há alguma dificuldade nos primeiros dias.
Como é que faço a extração?
Podes fazê-lo manualmente, ou com a ajuda de uma bomba de leite materno. Ambas as técnicas são eficazes, mas ao falar sobre a extração do colostro, poderás encontrar mais informações sobre a extração manual. Isto porque a quantidade de colostro que é extraída é pequena, mas suficientemente para o teu bebé. Quando a quantidade aumenta, pode achar útil continuar com uma bomba de leite.
Existem colectores de colostro, feitos de silicone, que são muito práticos, uma vez que, com o mesmo recipiente, pode recolher o colostro gota a gota, com um bocal (como se fosse uma seringa) ou deixando-o cair no próprio biberão. Também podes utilizar o mesmo recipiente para alimentar o recém-nascido, para que não se manuseie nem se desperdice nada, vai ao site da Haakaa para veres do que falo.
Seja qual for a razão, se tiveres de recorrer a esta técnica, recomendo que procures ajuda de um consultor de amamentação que te possa acompanhar e guiar no estabelecimento da amamentação.
Marta Espartosa
Enfermeira pediátrica
Comentários recentes